Cantor, compositor e intérprete, Noel Ventura sempre teve interesse pela música. Antes de atingir a maioridade já integrava a parceria com o amigo Nonato, na dupla Nonato & Noel, que durante os 18 anos em que esteve atuante gravou três CDs e foi premiada como a melhor dupla sertaneja de Minas Gerais por 2 anos consecutivos.
Noel está de volta aos palcos em carreira solo, fase inaugurada com o lançamento dos singles O Tempo Para Pra Nós Dois e Aquele Vestidinho Rosa, ambos de sua autoria e já disponíveis nas plataformas digitais.
O primeiro trabalho solo reúne canções inéditas a outras que o artista simplesmente gosta de cantar, mas que nunca mostrou ao público. Presentes também, como não poderia deixar de ser, clássicos do sertanejo. Na nova fase, Noel vai privilegiar as canções românticas, que celebram o amor. Inclusas, ainda, no repertório atual, canções de conotação mais dramática. Tudo faz parte da vida, tanto a sofrência quanto o amor que perdura, comenta. Na nova etapa da carreira, Noel se mostra confiante, bem preparado e empolgado.
Nascido e criado na vizinha Ribeirão das Neves, no bairro Botafogo, em BH, Noel iniciou cedo sua trajetória profissional, a exemplo de alguns de seus ídolos, que incluíam seus pais, que cantavam em dupla as músicas de Cascatinha e Inhana. Ouvindo os clássicos do gênero, cedo foi seduzido pelo sertanejo e o popular romântico. No entanto, foi A Turma do Balão Mágico e Donizeti ( Galopeira ) que despertaram em Noel a vontade de ser artista por profissão.
O cantor não teve uma educação musical regular - não houve tempo para isso. Ainda adolescente já trabalhava na noite. O aprendizado consolidou-se na estrada da vida, na convivência com outros músicos, na observação do cotidiano e também através de sua determinação em crescer como artista.
A carreira teve seu ápice quando formou dupla com Nonato. Com seu fim, 18 anos depois, Noel Ventura seguiu outros caminhos profissionais, chegando a romper temporariamente com a música. Agora, de volta ao cenário musical, Noel conta como é seu modo particular de escrever suas canções: Faço a melodia primeiro, ou pelo menos parte dela, e gravo. Depois é que vou construindo a letra, conta. Tudo isso sem usar qualquer instrumento, mas já pensando na cadência e na sonoridade que pretende imprimir à canção: uma passagem de guitarra, um solo de acordeom, coro vocal, duetos... Ganhei um violão aos dez anos, mas ainda não aprendi a tocar o bendito, diverte-se. Entram em cena, então, amigos e talentosos músicos, prontos a seguir com ele a viagem sonora proposta.
Noel Ventura tem muito a apresentar ao público: já são dezenas de canções prontas para gravação - um repertório de canções românticas, sensuais e inspiradoras com uma performance ao vivo para aquecer o corpo e comover o coração.
NOEL VENTURA VOLTA AOS PALCOS EM CARREIRA SOLO
O cantor e compositor mineiro Noel Ventura, uma das vozes da dupla Nonato e Noel, está de volta, agora em carreira solo, com repertório selecionado que reúne canções inéditas, algumas que ele gosta de cantar, mas que nunca apresentou ao vivo e, claro, clássicos do repertório sertanejo, gênero que o artista conhece em todas as suas modalidades.
Nesta nova fase, Noel Ventura privilegia as canções mais românticas, “canções que celebram o amor, as paixões intensas, as histórias que duram, que permanecem”, explica o cantor. Isso, claro, não impede a inclusão de músicas mais dramáticas. “Tudo faz parte da vida, tanto a “sofrência” quanto o amor que perdura”, comenta.
Noel Ventura tem, portanto, ainda muito a apresentar ao público: um repertório de canções românticas, sensuais e inspiradoras e uma performance ao vivo para aquecer o corpo e comover o coração.