Chico Amaral

Chico Amaral

Info

ESTILO
Instrumental

Mídias

Bio do Artista

Quarto álbum da carreira de Chico Amaral, “Canções Brasileiras” reúne versões instrumentais para sete obras de grandes compositores brasileiros, de Heitor Villa-Lobos a Caetano Veloso, Milton Nascimento e Edu Lobo. É um trabalho essencialmente intimista, reflexivo, em consonância com os temas selecionados (“Tarde”, de MIlton e Márcio Borges, “Esse Cara”, de Caetano Veloso, “Pra Dizer Adeus”, de Edu Lobo e Torquato Neto e “Medo de Amar”, de Vinicius de Morais), mas também expressivo e vibrante ao adaptar os sambas “Doralice” (Dorival Caymmi) e “Eu Vim da Bahia” (Gilberto Gil). Por sua vez, “Bachianas” (nº 5, de Villa-Lobos) ganha uma impecável versão recheada com ingredientes jazzísticos. O músico faz questão de frisar que “Canções Brasileiras” é um trabalho coletivo, um álbum inteiramente realizado pelo Quarteto Chico Amaral, que reúne o pianista Christiano Caldas, o baixista Enéas Xavier e o baterista Lincoln Cheib, além de Chico ao saxofone e na concepção dos arranjos. Chico Amaral é compositor e arranjador de alguns dos maiores sucessos do Skank, e autor de hits que atravessaram gerações. Além de Samuel Rosa, ele também assina parcerias com Beto Guedes, Ed Motta, Erasmo Carlos, Juarez Moreira, Lô Borges e Milton Nascimento. Suas canções foram gravadas  por intérpretes como Daniela Mercury, Flávio Venturini, Ivete Sangalo, Luísa Possi e Ney Matogrosso. Múltiplo instrumentista, reconhecido pelo talento como saxofonista, sua música tem raízes no choro brasileiro, no Clube da Esquina, em Bach, em Debussy e no jazz.

Prêmios e indicações

Uma de suas parcerias com Milton Nascimento, Pietá, foi indicada para concorrer como melhor canção no Grammy Latino de 2003.

Ganhou o Prêmio Multishow para a melhor canção de 2004, com a música Vou Deixar, uma parceria com Samuel Rosa.

O CD Aquele Verbo concorreu à indicação de melhor do ano de 2005 no Prêmio Tim de Música.

Ganhou como saxofonista o prêmio de melhor instrumentista do concurso BDMG para compositores de música instrumental, edição 2007.

Em 25 de julho de 2012 recebeu o prêmio Jazz Mineiro do Festival da Savassi.

Agenda

Mídias do Artista

Fotos

Voltar
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram