Quarto álbum da carreira de Chico Amaral, “Canções Brasileiras” reúne versões instrumentais para sete obras de grandes compositores brasileiros, de Heitor Villa-Lobos a Caetano Veloso, Milton Nascimento e Edu Lobo. É um trabalho essencialmente intimista, reflexivo, em consonância com os temas selecionados (“Tarde”, de MIlton e Márcio Borges, “Esse Cara”, de Caetano Veloso, “Pra Dizer Adeus”, de Edu Lobo e Torquato Neto e “Medo de Amar”, de Vinicius de Morais), mas também expressivo e vibrante ao adaptar os sambas “Doralice” (Dorival Caymmi) e “Eu Vim da Bahia” (Gilberto Gil). Por sua vez, “Bachianas” (nº 5, de Villa-Lobos) ganha uma impecável versão recheada com ingredientes jazzísticos. O músico faz questão de frisar que “Canções Brasileiras” é um trabalho coletivo, um álbum inteiramente realizado pelo Quarteto Chico Amaral, que reúne o pianista Christiano Caldas, o baixista Enéas Xavier e o baterista Lincoln Cheib, além de Chico ao saxofone e na concepção dos arranjos. Chico Amaral é compositor e arranjador de alguns dos maiores sucessos do Skank, e autor de hits que atravessaram gerações. Além de Samuel Rosa, ele também assina parcerias com Beto Guedes, Ed Motta, Erasmo Carlos, Juarez Moreira, Lô Borges e Milton Nascimento. Suas canções foram gravadas por intérpretes como Daniela Mercury, Flávio Venturini, Ivete Sangalo, Luísa Possi e Ney Matogrosso. Múltiplo instrumentista, reconhecido pelo talento como saxofonista, sua música tem raízes no choro brasileiro, no Clube da Esquina, em Bach, em Debussy e no jazz.
Uma de suas parcerias com Milton Nascimento, Pietá, foi indicada para concorrer como melhor canção no Grammy Latino de 2003.
Ganhou o Prêmio Multishow para a melhor canção de 2004, com a música Vou Deixar, uma parceria com Samuel Rosa.
O CD Aquele Verbo concorreu à indicação de melhor do ano de 2005 no Prêmio Tim de Música.
Ganhou como saxofonista o prêmio de melhor instrumentista do concurso BDMG para compositores de música instrumental, edição 2007.
Em 25 de julho de 2012 recebeu o prêmio Jazz Mineiro do Festival da Savassi.