Em meio à pandemia, procurando novas alternativas de trabalho e prestes a completar 30 anos de carreira, Christiano Caldas concluiu que seria o momento de lançar um disco, para registrar seu trabalho de intérprete instrumental - algo novo, desafiador e até então inédito para ele.
O pianista/tecladista já é conhecido por acompanhar nomes consagrados da música nacional e internacional ( Milton Nascimento, Flávio Venturini, 14 Bis, Vander Lee, Bebel Gilberto, Hamilton de Holanda, Sá & Guarabyra, Roberto Menescal, Yamandu Costa, Wagner Tiso, Orquestra Ouro Preto, Darcy James, Mike Stern e Chris Washburne ). Ele também é produtor musical, engenheiro de áudio e arranjador.
Para seu trabalho solo de estreia, Afinidades - Série Instrumental, por não ser compositor, resolveu homenagear, além dos já reconhecidos parceiros e amigos ( Juarez Moreira, Célio Balona, Celso Moreira, Bob Tostes, Marcelo Gaz, Enéias Xavier e Chico Amaral ) também alguns talentos da nova geração como Frederico Heliodoro e Thiago Nunnes, sustentando a narrativa musical sob a perspectiva de um repertório mais melódico, que dialoga com o jazz standard, bossa nova e referências do clube da esquina.
Idealizar e lançar o álbum foi emocionante para o multifacetado artista, pois conseguiu imprimir sua identidade própria ao se apropriar das composições e gravar sua essência no trabalho, que foi pensado como o primeiro de uma série. Sua perspectiva da obra instrumental mineira pode ser apreciada, ainda, nas plataformas digitais.